Mistura de condimentos, texturas e aromas representa a variedade que essa culinária pode oferecer
Quando alguém pensa na Tailândia, a primeira imagem que vem à cabeça são praias paradisíacas e clima tropical propício para deitar numa rede e desfrutar de uma paisagem de encher os olhos. Para acompanhar o ritmo do lugar, a culinária também é quente, bonita e muito saborosa.
A mistura e o contraste dos sabores e das cores é o que torna essa culinária tão atraente. E para satisfazer a vontade dos moradores da zona sul, o restaurante Tiger chega à Vila Nova Conceição, com a proposta de oferecer a verdadeira comida oriental, englobando as culinárias japonesa, chinesa e tailandesa. Para isso, não poupou esforços.
A chef Popy é natural do país e faz questão de manter as receitas originais da Tailândia, importando praticamente 90% do que é utilizado nas receitas. “Os ingredientes vindos de lá são mais picantes e acentuam o sabor dos alimentos”, conta Popy. Além de o sabor ser diferente, no Brasil é praticamente impossível encontrar produtos como, por exemplo, pasta de camarão, arroz jasmim ou massa de arroz.
O colorido dos pratos, que contam com uma caprichada apresentação, chama a atenção para receitas que abusam do sabor agridoce. Essa mistura entre o doce e salgado, com toques cremosos (leite de coco, molho de ostra e de tamarindo) e picantes (pimentas variadas, curry e folha de limão), é o que faz a comida tailandesa ser uma novidade agradável para o circuito gastronômico paulistano.
Como essa culinária ainda não é tão conhecida, o restaurante pensou em uma maneira de apresentar diferentes pratos de uma só vez. Além do cardápio à la carte, há o menu degustação, composto por entradas com especialidades japonesas, pratos tailandeses, grelhados, sushis e sashimis. Dessa forma, o freqüentador toma conhecimento dos diferentes sabores que a culinária reserva. Além disso, a equipe do Tiger é qualificada para sugerir ao cliente o que mais lhe apetece.
RECEITA
Kún Pád Priou Wan
Ingredientes
6 camarões grandes e limpos
2 fatias de abacaxi
1 pepino Japão sem casca
1 tomate grande
½ cebola branca
2 cebolinhas verdes
1 pimentão vermelho
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de ketchup
½ colher (chá) de molho de pimenta
1 colher (sopa) de açúcar
2 colher (sopa) de nam pla (molho de peixe)
2 colheres (sopa) de óleo
Modo de preparo
Refogue os camarões em fogo brando com alho e óleo por aproximadamente três minutos. Assim que estiverem macios, coloque na mesma panela o ketchup, o molho de pimenta e de peixe, o açúcar, a cebola, todos os vegetais (pepino, tomate e pimentão) e o abacaxi, deixando por mais oito minutos. Adicione a cebolinha, mexa e desligue o fogo.
Rendimento
2 porções
Publicado na Moema em Revista/ edição dezembro de 2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário