Para 55 crianças da Vila Campestre, o samba vai muito além do ritmo, da dança ou da composição, ele é uma oportunidade. Essas crianças fazem parte do projeto Aprendendo com o Samba, que realizou neste último domingo um bingo beneficente para arrecadar verba para prosseguir com as atividades.
Cerca de 200 pessoas participaram do bingo e toda renda será revertida para compra de roupas, sapatos e instrumentos para as crianças. O próximo evento será a festa de comemoração de 2 anos do projeto, no dia 20 de agosto e são esperadas cerca de 500 pessoas.
Em parceria com a escola de samba Flor de Liz, o projeto ensina técnicas de percussão, dança e composição, mas o principal objetivo é unir o lazer a uma mensagem de cidadania. Pedro Marcelo e Fernanda Oliveira, organizadores do projeto, dizem que “as atividades não são apenas para tirar a criançada da rua, mas também para orientar o caminho e comportamento de cada uma”.
A professora de dança, Rose Oliveira, ressalta a importância de unir a prática da dança com os seus fundamentos. “As minhas aulas são práticas e teóricas. Ensino a sambar, mas também as origens da dança e música afrobrasileira. É importante que as crianças saibam o motivo de estarem dançando”.
Publicado no jornal Ipiranga News/ edição de junho de 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário