O sucesso do Projeto Resistindo à Urbanização, realizado pelo Jardim Botânico de São Paulo, atraiu os olhares preocupados de cinco jornalistas ingleses. O grupo, guiado por Susan Sharoock, coordenadora da BGCI (Botanic Gardens Conservation International) do Reino Unido, passou pela cidade paulista Cananéia, pelo Jardim Botânico de São Paulo e por uma reserva do Rio de Janeiro, ficando no Brasil até dia 21 de julho.
Os jornalistas especializados em meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cobertura de guerra - que escrevem para o grupo BBC (British Broadcasting Corporation), WWF (World Wildlife Fund) e o jornal Independent Sunday - farão um balanço sobre o estado atual de cada habitat brasileiro. Paul Clements, Ray Whittakea, Tim Hirsh, Alex Hartaridge e Brent Stirton são um dos três grupos que estudam a conservação da natureza no mundo.
O Jardim Botânico paulista, com 199 hectares, é a maior concentração de Mata Atlântica na capital e, segundo Tânia Serati, coordenadora do BGCI no Brasil, “o projeto visa a conservação da biodiversidade natural, conscientização da comunidade sobre a preservação da Mata e educar ambientalmente as crianças”.
A ação de levar um pedacço do Jardim Botânico para dentro de quatro escolas da região, ensinando as crianças a cuidarem e se acostumarem com a natureza impressionou o jornalista Ray Whittakea, do Independent Sunday. “O ponto mais importante desse projeto é colocar a criança em contato direto com o meio ambiente e descobrir a sua real importância”.
Publicado no jornal Ipiranga News/ edição de junho de 2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário